quarta-feira, 21 de abril de 2010

CURIOSIDADES SOBRE VULCÕES

O que são vulcões?


Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. São freqüentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cônico e montanhoso.

Quando um vulcão entra em erupção, dele sai um material derretido, de cor avermelhada, a lava.

De onde aparece a lava?

A lava vem do magma, que por sua vez vem daquela camada da Terra chamada manto, que é a parte muito quente e pastosa do interior da Terra. No manto as temperaturas encontram-se em altíssimas temperaturas, imagine que o magma atinge 1500º C!

A diferença entre o magma e a lava é que o magma está aprisionado o interior da Terra, sob uma grande pressão. Quando o magma atinge a superfície, os gases escapam para a atmosfera. Podemos dizer que a lava é o magma sem os gases e sob pressão atmosférica.

Existem duas maneiras do magma chegar à superfície:

A primeira é a presença de água e a segunda é aliviando-se a pressão.

Há mais de quatro bilhões de anos, no início da formação da Terra, havia muito mais vulcões do que hoje em dia. Na época não havia vida no planeta, nem mares, nem rios e muito menos terra firme. A superfície da Terra era coberta por vulcões que expeliam lavas. Os gases que escaparam formaram a atmosfera (o ar que respiramos) e a hidrosfera (rios, lagos e mares).

A lava foi se resfriando e deu origem às placas que atualmente conhecemos, as rochas magmáticas, quer na superfície (dando origem ao basalto-que serve para fazer calçamento de rua), quer a alguns quilômetros de profundidade (originando os granitos ? utilizado para fazer pias).

- Um dos mais conhecidos vulcões em erupção da atualidade é o Etna. Ele tem 3,34 mil metros de altitude e está situado no extremo oriental da ilha da Sicília, na Itália.



- Acredita-se que existam 550 vulcões ativos no mundo.



- A nuvem de cinza que cobre a superfície da região onde ficam os vulcões demoram a se recuperar, mas as plantas nascem novamente ainda mais fortes.



- A lava de um vulcão pode chegar a 2 mil ºC



- A beleza do vulcão em erupção não apaga o desmatamento causado nas florestas. A lava quente incendeia as árvores e destrói casas.



- A fumaça provocada pela erupção pode causar problemas respiratórios nas pessoas que vivem perto do vulcão.



- O Mauna Loa, que fica no Havaí, é maior vulcão do mundo com 12 mil metros de altura e 100 km de diâmetro. Sua última explosão foi em 1984.

Quem já não ouviu esta frase: “não existem vulcões no Brasil”? Será que isso é correto?

Dá-se o nome de vulcão às diversas formas pelas quais o magma do interior da Terra chega até a superfície. Os materiais expelidos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos (lava, material piroclástico e fumarolas). Esses materiais acumulam-se num depósito sob o vulcão até que a pressão gerada faz com que ocorra a erupção.

Assim, há os vulcões ainda em atividades (os que expelem materiais do magma) e os inativos.

Então, o correto seria afirmar que não existem vulcões ativos no Brasil. Mas por que não existem vulcões ativos no Brasil?



A maioria dos vulcões da Terra está concentrada em duas áreas principais: no Círculo de Fogo do Pacífico (desde a Cordilheira dos Andes até as Filipinas, onde se concentram 80% dos vulcões da superfície) e no Círculo de Fogo do Atlântico (América Central, Antilhas, Açores, Cabo Verde, Mediterrâneo e Cáucaso).

O Brasil está no centro de uma grande placa tectônica, a Placa Sul-Americana, portanto, afastado dos limites dessa placa. O distanciamento dos limites da Placa Sul-Americana é o motivo porque não há vulcões ativos atualmente no Brasil.



Entretanto, no Brasil há diversas evidências de manifestações vulcânicas e subvulcânicas que ocorreram ao longo do tempo geológico, desde episódios acontecidos em um passado muito distante até eventos relativamente recentes.

Em 2002, um grupo de pesquisadores do Instituto de Geociências (IGc) da Universidade de São Paulo (USP) localizou no Pará um dos maiores e mais antigos vulcões conhecidos atualmente. Sua raridade está por ser tão antigo e conservado. Sua idade estimada é de quase 2 bilhões de anos, perto da metade da idade da Terra (calculada em 4,5 bilhões de anos), diferenciando-o da maioria dos vulcões desse tipo ainda preservados, pois esses se formaram há menos de 250 milhões de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário