segunda-feira, 5 de abril de 2010

MODELO DE ATIVIDADE COM EXPERIMENTOS - PROFª ROSELI

Atividade do Projeto Experimentando Ciências


QUANTO DE AR EU RESPIRO?

Trabalho orientado pela Tutora Prof.ª: Isabel C. Torres.

Prof.ª: Roseli Pereira Cardoso de Souza
Alunos da 4ª série A


Escola: Emef. Eja Brigadeiro Roberto Brandini


Novembro - 2009

INTRODUÇÃO


O oxigênio é o combustível para as reações químicas que acontecem nas células para fornecer energia aos seres.

O ar é o oxigênio, sem o ar não haveria vida animal na terra; na verdade a vegetação faz parte da nossa irmandade, fazemos uma troca com eles. Respiramos o oxigênio e liberamos o gás Carbônico as plantas respiram o Gás carbônico e libera o oxigênio, assim teríamos que preservar as nossas matas para manter o equilíbrio da vida na nossa terra.

O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução. A sociedade humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem um clima ameno. Não há economia sem um ambiente estável.



Experimento: QUANTO DE AR EU RESPIRO?

I - Apresentação do problema:


Quanto de ar cabe dentro do meu pulmão?

Quem sopra mais tem algum problema com falta de ar?

Quem tem mais força? Os meninos ou as meninas?

Será que o ar vai expulsar a água da garrafa?

II - Objetivo:
Verificar quanto de ar cabe dentro do pulmão. Realizar medida de volume.


III - Materiais:
- um balde;

- uma garrafa pet de 2 litros (sem tampa);

- um pedaço de mangueira (mais de um metro);

- um medidor de volume (um copo descartável).


IV - Levantamento de hipótese:
Nesta etapa as crianças são desafiadas a medir o quanto de ar consegue soprar de uma só vez. Como fazer esta medida? Alguém pode sugerir encher um balão, ou um saco com ar, mas depois como medir este volume?

V - Experimentação

Primeiramente a turma foi dividida em grupos de seis integrantes, com as seguintes tarefas:

- um para encher o balde e a garrafa pet e segurar a garrafa;

- um para medir o volume de ar;

- um para registrar no caderno as medidas;

- três para assoprar.

Em seguida, um integrante encheu o balde e a garrafa pet, colocou a garrafa com a boca para baixo dentro do balde, tomando cuidado em colocar a mangueira dentro da boca da garrafa.



Uma outra criança encheu os pulmões de ar e soprou de uma só vez dentro da outra extremidade da mangueira. As outras crianças verificaram se ar expulsa a água da garrafa.

A criança responsável por medir, virou a garrafa de boca para cima, fez uma marca e encheu de água (com o medidor). Enquanto isso uma outra criança anota a quantidade de volume.

Esse experimento foi realizando mais duas vezes, com outras duas crianças para soprar.

VI - Discussão coletiva
Foi discutido sobre a capacidade pulmonar, utilizando os materiais do PESC (a célula, torso e o pulmão), aproveitando o assunto também foi discutido sobre a importância do ar e o aquecimento global (globo terrestre do PESC), assunto do projeto da escola “PARA UM MUNDO MELHOR”. Em seguida foi feito um registro individual.

CONCLUSÃO

Chegou a seguinte conclusão, que ar expulsa a água da garrafa, que mesmo soprando muito forte ainda restava um pouco de ar dentro dos pulmões (ar residual), pois continuava vivo as crianças que sopraram e que as meninas tinham mais capacidade pulmonar.

Volume de ar, cerca de um litro e meio, que fica permanentemente nos pulmões e que não se consegue expulsar, mesmo após uma respiração forçada. Os pulmões nunca se esvaziam completamente, pois a pleura, que os mantém sob determinada tensão, impede que atinjam a posição de repouso completo.

Algumas crianças (as que sopraram) passaram mal depois do experimento, sentiram cansaço e um pouco de náusea.

POSTADO PELA TUTORA ISABEL

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