QUANTO DE AR EU RESPIRO?
Trabalho orientado pela Tutora Prof.ª: Isabel C. Torres.
Prof.ª: Roseli Pereira Cardoso de Souza
Alunos da 4ª série A
Escola: Emef. Eja Brigadeiro Roberto Brandini
Novembro - 2009
INTRODUÇÃO
O oxigênio é o combustível para as reações químicas que acontecem nas células para fornecer energia aos seres.
O ar é o oxigênio, sem o ar não haveria vida animal na terra; na verdade a vegetação faz parte da nossa irmandade, fazemos uma troca com eles. Respiramos o oxigênio e liberamos o gás Carbônico as plantas respiram o Gás carbônico e libera o oxigênio, assim teríamos que preservar as nossas matas para manter o equilíbrio da vida na nossa terra.
O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução. A sociedade humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem um clima ameno. Não há economia sem um ambiente estável.
Experimento: QUANTO DE AR EU RESPIRO?
I - Apresentação do problema:
Quanto de ar cabe dentro do meu pulmão?
Quem sopra mais tem algum problema com falta de ar?
Quem tem mais força? Os meninos ou as meninas?
Será que o ar vai expulsar a água da garrafa?
II - Objetivo:
Verificar quanto de ar cabe dentro do pulmão. Realizar medida de volume.
III - Materiais:
- um balde;
- uma garrafa pet de 2 litros (sem tampa);
- um pedaço de mangueira (mais de um metro);
- um medidor de volume (um copo descartável).
IV - Levantamento de hipótese:
Nesta etapa as crianças são desafiadas a medir o quanto de ar consegue soprar de uma só vez. Como fazer esta medida? Alguém pode sugerir encher um balão, ou um saco com ar, mas depois como medir este volume?
V - Experimentação
Primeiramente a turma foi dividida em grupos de seis integrantes, com as seguintes tarefas:
- um para encher o balde e a garrafa pet e segurar a garrafa;
- um para medir o volume de ar;
- um para registrar no caderno as medidas;
- três para assoprar.
Em seguida, um integrante encheu o balde e a garrafa pet, colocou a garrafa com a boca para baixo dentro do balde, tomando cuidado em colocar a mangueira dentro da boca da garrafa.
Uma outra criança encheu os pulmões de ar e soprou de uma só vez dentro da outra extremidade da mangueira. As outras crianças verificaram se ar expulsa a água da garrafa.
A criança responsável por medir, virou a garrafa de boca para cima, fez uma marca e encheu de água (com o medidor). Enquanto isso uma outra criança anota a quantidade de volume.
Esse experimento foi realizando mais duas vezes, com outras duas crianças para soprar.
VI - Discussão coletiva
Foi discutido sobre a capacidade pulmonar, utilizando os materiais do PESC (a célula, torso e o pulmão), aproveitando o assunto também foi discutido sobre a importância do ar e o aquecimento global (globo terrestre do PESC), assunto do projeto da escola “PARA UM MUNDO MELHOR”. Em seguida foi feito um registro individual.
CONCLUSÃO
Chegou a seguinte conclusão, que ar expulsa a água da garrafa, que mesmo soprando muito forte ainda restava um pouco de ar dentro dos pulmões (ar residual), pois continuava vivo as crianças que sopraram e que as meninas tinham mais capacidade pulmonar.
Volume de ar, cerca de um litro e meio, que fica permanentemente nos pulmões e que não se consegue expulsar, mesmo após uma respiração forçada. Os pulmões nunca se esvaziam completamente, pois a pleura, que os mantém sob determinada tensão, impede que atinjam a posição de repouso completo.
Algumas crianças (as que sopraram) passaram mal depois do experimento, sentiram cansaço e um pouco de náusea.
POSTADO PELA TUTORA ISABEL
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