quarta-feira, 21 de abril de 2010

CURIOSIDADES SOBRE VULCÕES

O que são vulcões?


Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. São freqüentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cônico e montanhoso.

Quando um vulcão entra em erupção, dele sai um material derretido, de cor avermelhada, a lava.

De onde aparece a lava?

A lava vem do magma, que por sua vez vem daquela camada da Terra chamada manto, que é a parte muito quente e pastosa do interior da Terra. No manto as temperaturas encontram-se em altíssimas temperaturas, imagine que o magma atinge 1500º C!

A diferença entre o magma e a lava é que o magma está aprisionado o interior da Terra, sob uma grande pressão. Quando o magma atinge a superfície, os gases escapam para a atmosfera. Podemos dizer que a lava é o magma sem os gases e sob pressão atmosférica.

Existem duas maneiras do magma chegar à superfície:

A primeira é a presença de água e a segunda é aliviando-se a pressão.

Há mais de quatro bilhões de anos, no início da formação da Terra, havia muito mais vulcões do que hoje em dia. Na época não havia vida no planeta, nem mares, nem rios e muito menos terra firme. A superfície da Terra era coberta por vulcões que expeliam lavas. Os gases que escaparam formaram a atmosfera (o ar que respiramos) e a hidrosfera (rios, lagos e mares).

A lava foi se resfriando e deu origem às placas que atualmente conhecemos, as rochas magmáticas, quer na superfície (dando origem ao basalto-que serve para fazer calçamento de rua), quer a alguns quilômetros de profundidade (originando os granitos ? utilizado para fazer pias).

- Um dos mais conhecidos vulcões em erupção da atualidade é o Etna. Ele tem 3,34 mil metros de altitude e está situado no extremo oriental da ilha da Sicília, na Itália.



- Acredita-se que existam 550 vulcões ativos no mundo.



- A nuvem de cinza que cobre a superfície da região onde ficam os vulcões demoram a se recuperar, mas as plantas nascem novamente ainda mais fortes.



- A lava de um vulcão pode chegar a 2 mil ºC



- A beleza do vulcão em erupção não apaga o desmatamento causado nas florestas. A lava quente incendeia as árvores e destrói casas.



- A fumaça provocada pela erupção pode causar problemas respiratórios nas pessoas que vivem perto do vulcão.



- O Mauna Loa, que fica no Havaí, é maior vulcão do mundo com 12 mil metros de altura e 100 km de diâmetro. Sua última explosão foi em 1984.

Quem já não ouviu esta frase: “não existem vulcões no Brasil”? Será que isso é correto?

Dá-se o nome de vulcão às diversas formas pelas quais o magma do interior da Terra chega até a superfície. Os materiais expelidos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos (lava, material piroclástico e fumarolas). Esses materiais acumulam-se num depósito sob o vulcão até que a pressão gerada faz com que ocorra a erupção.

Assim, há os vulcões ainda em atividades (os que expelem materiais do magma) e os inativos.

Então, o correto seria afirmar que não existem vulcões ativos no Brasil. Mas por que não existem vulcões ativos no Brasil?



A maioria dos vulcões da Terra está concentrada em duas áreas principais: no Círculo de Fogo do Pacífico (desde a Cordilheira dos Andes até as Filipinas, onde se concentram 80% dos vulcões da superfície) e no Círculo de Fogo do Atlântico (América Central, Antilhas, Açores, Cabo Verde, Mediterrâneo e Cáucaso).

O Brasil está no centro de uma grande placa tectônica, a Placa Sul-Americana, portanto, afastado dos limites dessa placa. O distanciamento dos limites da Placa Sul-Americana é o motivo porque não há vulcões ativos atualmente no Brasil.



Entretanto, no Brasil há diversas evidências de manifestações vulcânicas e subvulcânicas que ocorreram ao longo do tempo geológico, desde episódios acontecidos em um passado muito distante até eventos relativamente recentes.

Em 2002, um grupo de pesquisadores do Instituto de Geociências (IGc) da Universidade de São Paulo (USP) localizou no Pará um dos maiores e mais antigos vulcões conhecidos atualmente. Sua raridade está por ser tão antigo e conservado. Sua idade estimada é de quase 2 bilhões de anos, perto da metade da idade da Terra (calculada em 4,5 bilhões de anos), diferenciando-o da maioria dos vulcões desse tipo ainda preservados, pois esses se formaram há menos de 250 milhões de anos.

DIA MUNDIAL DA TERRA

CARTA DA TERRA





A Terra é a nossa casa

- Nós vivemos num momento muito importante em que temos que conservar a Terra.

- Todos os povos do mundo formam uma grande família.

- Façamos a maravilhosa tarefa de RESPEITAR A NATUREZA e VIVER EM PAZ.



Somos parte de um grande Universo

- Nesse Universo, o nosso planeta está cheio de vida, com muitas plantas, animais e pessoas.

- Nós dependemos da água, da terra, do ar e sentimos alegria por vivermos neste mundo.

- Existem pessoas que usam mal a água, a terra e o ar; e que fazem mal aos animais, às plantas e às outras pessoas.

- Infelizmente existem guerras, pessoas que têm fome, que não têm casa nem escola, que estão doentes sem terem médico ou remédio que as possa curar.



O que podemos fazer

- Devemos colaborar para que todas as pessoas do mundo tenham o que necessitam para viver.

- Nós, as crianças, FAREMOS PEQUENOS ESFORÇOS DIÁRIOS para transformarmos as coisas más em coisas boas. Trataremos bem de todos e dividiremos melhor o que temos.

- Se ajudarmos e amarmos os outros, NÓS VIVEREMOS COM MUITO MAIS ALEGRIA E FELICIDADE.

- Nós pedimos também um esforço por parte dos adultos – nossos pais, professores, parentes e vizinhos – para que tudo isso possa acontecer.



RESPEITO E CUIDADO PARA COM OS SERES VIVOS



1. Conheça e respeite as pessoas, animais e plantas

- Porque são seres vivos.

- Porque são necessários.

- Porque produzem coisas úteis e bonitas.



2. Trate bem as pessoas, animais e plantas

- Porque são parte da natureza.

- Porque necessitam de proteção.

- Porque lhe fornecem meios para viver.



3. Ajude os seus companheiros e companheiras e ofereça-lhe a sua amizade

- Porque eles precisam de si, da sua iniciativa e da sua amizade.

- Porque pode fazer muito por eles e por elas.

- Porque você quer compartilhar.

4. Você pode ajudar para que muita gente aprecie as coisas boas e bonitas

- Porque respeita tudo o que tem vida.

- Porque deseja a alegria.

- Porque prepara um lugar para todas as crianças que ainda vão nascer.



NA VIDA TUDO ESTÁ INTERLIGADO



5. Admire como as plantas, animais e pessoas vivem

- Não consinta que ninguém lhes faça mal.

- Peça que tenham proteção.

- Reclame por todos os seres: ar, água, sol e terra.



6. Conserve limpo o lugar onde vive

- Mantenha a Terra limpa e economize água.

- Recolha as sobras.

- Procure manter todas as suas coisas em ordem.



7. Respeite sempre estas três coisas:

- A vida de todos os seres vivos.

- Os direitos de todas as pessoas.

- O bem-estar de todos.



8. Conheça e ame o lugar onde vive e compartilhe o que sabe

- Sobre os seres vivos à sua volta.

- Sobre as pessoas de outros lugares, povos, nações e países.

- Sobre o que necessita para viver com saúde.



TODA A GENTE DEVE TER O QUE NECESSITA



9. Colabore para que não haja gente pobre

- Todos devem ter o que necessitam para viver dignamente.

- Todas as crianças devem ir à escola.

- As pessoas necessitadas devem ser as mais ajudadas.



10. Ajude as pessoas, para que vivam melhor

- As pessoas que têm mais devem ser as que mais ajudam.

- Deve desejar ter somente o que realmente necessita.

- Deve saber compartilhar o que tem.



11. Todos vocês, meninas e meninos, são igualmente importantes

- Todas as crianças devem aprender e crescer juntas.

- Se uma criança estiver doente, deve receber os cuidados necessários.

- As mulheres têm os mesmos direitos que os homens.

- Todas as famílias serão protegidas.



12. Trabalhe sempre para que qualquer criança:

- Menino ou menina,

- De família rica ou pobre,

- Negra, branca ou de qualquer cor,

- Deste ou de outro país,

- Que fale a nossa língua ou não,

- Cristã, muçulmana, de qualquer outra religião ou mesmo as que não têm religião...

Tenha comida, casa, família, descanso, escola, amigos e amigas, brinquedos e alegria; e se estiverem doentes, médico e medicamentos.



NÃO À GUERRA, SIM À PAZ



13. Faça um esforço para que não existam brigas onde você vive

- Informe-se sobre o modo de vida das pessoas de seu lugar, da sua comunidade ou cidade.

- Poderá dizer o que pensa e poderá encontrar-se com quem quizer.

- Todos devem cuidar do lugar à sua volta.



14. Estude, principalmente aquilo que o ajude a conviver com os outros

- Deve estudar com interesse os assuntos que lhe ajudem a ser uma pessoa melhor.

- Os meios de comunicação, especialmente o rádio e a televisão, ajudar-lhe-ão a compreender as dificuldades e problemas que as pessoas ao redor do mundo enfrentam hoje em dia.

- Quanto melhor se educar, melhor saberá viver.



15. Cuide e ame as pessoas, animais e plantas

- Em casa.

- Na escola.

- Na sua comunidade ou cidade.



16. Procure viver sempre em paz com toda a gente

- É preciso que todos se entendam e se ajudem mutuamente.

- Homens e mulheres não farão guerra outra vez, nem produzirão mais armas.

- É preciso que reine a paz em todo o mundo.





RESUMINDO



- Nós, os seres humanos, devemos conservar e melhorar o mundo onde vivemos. Por isso, devemos viver de uma maneira nova, usando as coisas boas que já temos hoje.

- Nós devemos conversar com todas as pessoas, de modo a aproveitarmos o que existe nas outras culturas e os inventos que já existem.

- As pessoas de outros países, línguas, costumes e religiões ajudam-nos Assim nós podemos conhecer novos modos de viver e de tratar outras pessoas.

- Empenhemo-nos em superar as situações difíceis.

- Se nos unirmos, nós melhoraremos muito o mundo, porque todos são úteis e podem ajudar.

- Que digam de nós: “Eles querem viver de outra forma”. “Eles estão a empenhar-se em viver em paz” e “Eles sabem conservar a Terra”.



- A Carta da Terra diz o que devemos fazer para conservar o mundo:

- respeitar a natureza e cumprir os direitos humanos,

- providenciar para que todos tenham o que necessitam para viver,

- viver sempre em paz.

- A Carta da Terra ajudará a conservarmos e melhorarmos o mundo em que vivemos.

- A Carta da Terra deve ser lei para todas as pessoas de todos os países e povos.

- A Carta da Terra foi escrita em 1992. Depois disso tem sido melhorada e acrescentada com novos itens. Nós queremos que seja aprovada, aceite e colocada em prática por todos os países do mundo, todos os povos e nações.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

MODELO - TERMO DE CONCESSÃO DE IMAGEM E TEXTO

MODELO
TERMO DE CONCESSÃO DE IMAGEM E TEXTO



Eu,______________________________________________________RG:_________________,
residente_____________________________,nº___,bairro____________________,Francisco Morato/SP, pelo presente instrumento particular,autorizo á EMEF___________________________,
para a utilização e reprodução de imagem(foto) e produção de texto e exposições de meu(a) filho(a)______________________________________matriculado na série____________________.
A autorização referida tem o objetivo da utilização didática em todo território nacional ,por tempo indeterminado, não importando com a utilização de direitos de reprodução por terceiros, mediante a autorização expressa pela Unidade Escolar.

Francisco Morato,______de____________de 2.010.



______________________________________________

Assinatura do responsável

MODELO DE ATIVIDADE COM EXPERIMENTOS - PROFª ROSELI

Atividade do Projeto Experimentando Ciências


QUANTO DE AR EU RESPIRO?

Trabalho orientado pela Tutora Prof.ª: Isabel C. Torres.

Prof.ª: Roseli Pereira Cardoso de Souza
Alunos da 4ª série A


Escola: Emef. Eja Brigadeiro Roberto Brandini


Novembro - 2009

INTRODUÇÃO


O oxigênio é o combustível para as reações químicas que acontecem nas células para fornecer energia aos seres.

O ar é o oxigênio, sem o ar não haveria vida animal na terra; na verdade a vegetação faz parte da nossa irmandade, fazemos uma troca com eles. Respiramos o oxigênio e liberamos o gás Carbônico as plantas respiram o Gás carbônico e libera o oxigênio, assim teríamos que preservar as nossas matas para manter o equilíbrio da vida na nossa terra.

O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução. A sociedade humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem um clima ameno. Não há economia sem um ambiente estável.



Experimento: QUANTO DE AR EU RESPIRO?

I - Apresentação do problema:


Quanto de ar cabe dentro do meu pulmão?

Quem sopra mais tem algum problema com falta de ar?

Quem tem mais força? Os meninos ou as meninas?

Será que o ar vai expulsar a água da garrafa?

II - Objetivo:
Verificar quanto de ar cabe dentro do pulmão. Realizar medida de volume.


III - Materiais:
- um balde;

- uma garrafa pet de 2 litros (sem tampa);

- um pedaço de mangueira (mais de um metro);

- um medidor de volume (um copo descartável).


IV - Levantamento de hipótese:
Nesta etapa as crianças são desafiadas a medir o quanto de ar consegue soprar de uma só vez. Como fazer esta medida? Alguém pode sugerir encher um balão, ou um saco com ar, mas depois como medir este volume?

V - Experimentação

Primeiramente a turma foi dividida em grupos de seis integrantes, com as seguintes tarefas:

- um para encher o balde e a garrafa pet e segurar a garrafa;

- um para medir o volume de ar;

- um para registrar no caderno as medidas;

- três para assoprar.

Em seguida, um integrante encheu o balde e a garrafa pet, colocou a garrafa com a boca para baixo dentro do balde, tomando cuidado em colocar a mangueira dentro da boca da garrafa.



Uma outra criança encheu os pulmões de ar e soprou de uma só vez dentro da outra extremidade da mangueira. As outras crianças verificaram se ar expulsa a água da garrafa.

A criança responsável por medir, virou a garrafa de boca para cima, fez uma marca e encheu de água (com o medidor). Enquanto isso uma outra criança anota a quantidade de volume.

Esse experimento foi realizando mais duas vezes, com outras duas crianças para soprar.

VI - Discussão coletiva
Foi discutido sobre a capacidade pulmonar, utilizando os materiais do PESC (a célula, torso e o pulmão), aproveitando o assunto também foi discutido sobre a importância do ar e o aquecimento global (globo terrestre do PESC), assunto do projeto da escola “PARA UM MUNDO MELHOR”. Em seguida foi feito um registro individual.

CONCLUSÃO

Chegou a seguinte conclusão, que ar expulsa a água da garrafa, que mesmo soprando muito forte ainda restava um pouco de ar dentro dos pulmões (ar residual), pois continuava vivo as crianças que sopraram e que as meninas tinham mais capacidade pulmonar.

Volume de ar, cerca de um litro e meio, que fica permanentemente nos pulmões e que não se consegue expulsar, mesmo após uma respiração forçada. Os pulmões nunca se esvaziam completamente, pois a pleura, que os mantém sob determinada tensão, impede que atinjam a posição de repouso completo.

Algumas crianças (as que sopraram) passaram mal depois do experimento, sentiram cansaço e um pouco de náusea.

POSTADO PELA TUTORA ISABEL

MODELOS DE ATIVIDADES COM EXPERIMENTOS - PROFª JANE

E.M.E.F. E.J.A. “Brigadeiro Roberto Brandini”
Francisco Morato, 11 de Março de 2010
Profª: Jane Aparecida de Souza Padilha
4ª Série - B


Atividades desenvolvidas com os alunos, através do Programa: “PESC”.
Tema: “Ambiente e meio Ambiente”
-Alterações ambientais causadas por fenômenos naturais:
· Terremotos
· Explosões vulcânicas
· Tsunamis
· Tempestades
· Enchentes
· Furacões


- Questões para os alunos fazerem o relatório:


a) De que camada da Terra sai o material expelido pelos vulcões?
b) Em que parte da Terra se verifica as temperaturas mais altas?
c) Em que camada da Terra se encontram materiais derretidos?
d) Sobre que camada se apóia a crosta terrestre?
e) Qual a parte mais profunda da Terra?

- Ilustração de um vulcão em erupção, feita pelos alunos.




Esse tema é bastante abrangente, ele será também trabalhando para o nosso desfile em 21/03/2010(Aquecimento Global) e no nosso Projeto do final de ano, mais ou menos no mês de novembro.
Todos os alunos se envolveram bastante e participaram da aula com muitas curiosidades e opiniões. As evidências acompanham o trabalho desenvolvido pelos alunos.


POSTADO POR TUTORA ISABEL